CENTRIFUGAÇÃO, SIFONAGEM E DESTILAÇÃO FRACIONADA

Se quisermos separar rapidamente o sólido de um líquido podemos “acelerar” a decantação. Para isso coloca-se a mistura num aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas. Hoje em dia, esse processo pode ser observado até mesmo em casa. As máquinas de lavar roupas, por exemplo, possuem um dispositivo para centrifugar, que é acionado quando se quer “torcer” a roupa. Girando em alta velocidade, as roupas são lançadas contra a parede, enquanto boa parte da água é extraída das roupas. A centrífuga também é usada em laboratórios de análises clínicas para separar os componentes do sangue.

Sifonagem

[youtube:2ns5zgn4]http://www.youtube.com/watch?v=UZUCbR3qdfA[/youtube:2ns5zgn4]

Depois de uma decantação, se não for possível entornar o recipiente despejar o líquido, podemos retirá-la com um sifão. O sifão é um cano com um formato especial, normalmente feito de plástico ou vidro, empregado para escoar água de um recipiente para outro.

Destilação Fracionada

[youtube:2ns5zgn4]http://www.youtube.com/watch?v=beOm1vRleNY[/youtube:2ns5zgn4]

O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. Assim, a solução é aquecida e se separa, inicialmente, o líquido com menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida até se separar o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim sucessivamente até a separação do líquido com maior ponto de ebulição. A destilação fracionada é usada, por exemplo, em indústrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados