- Anúncio -

 

Capitais do Futebol: Roma

O Coliseu, o Foro Romano, o Panteão, a Fontana di Trevi, a Piazza di Spagna, a Basílica de São Pedro. Roma é uma cidade que parece ter tudo. História, tradição, arquitetura, cultura e, claro, paixão e futebol.

A capital italiana é um dos lugares mais fanáticos por futebol do planeta. Onde o esporte se vive com maior intensidade, rivalidade, emoção e pressão. Roma respira tanto história como futebol.

Uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 2500 anos, e uma das mais visitadas do velho continente, com uma infinita quantidade de atrações que parecem fazer dela uma cidade perfeita. Milhões de turistas chegam cada ano para descobrir os segredos desta cidade encantadora.

- Anúncio -

Roma foi sede de duas Copas do Mundo. A de 1934, definida na prorrogação quando Angelo Schiavio fez o segundo gol, garantindo para a Itália seu primeiro título mundial ao ganhar de 2-1 da Checoslováquia, e a de 1990, no Estádio Olímpico, quando um pênalti duvidoso a cinco minutos do apito final foi convertido em gol por Andreas Brehme, dando o título para a Alemanha de Matthaus sobre a Argentina de Maradona.

O Estádio Olímpico foi testemunho de grandes eventos e históricos jogos de futebol. Os Jogos Olímpicos de 1960; o gol de Ricardo Bochini dando ao Independiente sua primeira Copa Intercontinental por 1-0 sobre o Juventus em 1973; o primeiro título de campeão de clubes da Europa conquistado pelo Liverpool, em 1977, agora chamada de Champions League. A Champions do Juventus por pênaltis sobre o Ajax em 1996, ou aquele gol de cabeça de Leo Messi para que o Barcelona ganhasse a final de Champions sobre o Manchester United por 2-0 em 2009, no duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo.

A paixão dos romanos por futebol se resume em uma partida, Roma vs Lazio. Como quase tudo nesta antiga cidade, o Derby da Capital tem uma história para contar. O Roma nasceu da associação de três clubes em 1927, em uma tentativa de Mussolini de juntar forças para ganhar dos times do norte. O Lazio, que leva o nome da região geográfica em que Roma se encontra, recusou a se juntar ao novo clube.

Desde aquele momento o Derby da Capital há trazido grandes momentos de futebol, partidas históricas e inesquecíveis marcadas por duas torcidas que levaram seu fanatismo a pontos tão extremos que fizeram deste um dos clássicos mais fortes e violentos do mundo. Dois times que não tem tido um grande êxito a nível nacional e internacional, o que dá ainda maior importância ao Derby, o jogo que dá significado à temporada inteira.

Um Derby que tem conotações geográficas. O centro da cidade tomado pela torcida do Roma e os arredores pela torcida do Lazio, levando também a rivalidade à esfera política. Os fãs do Roma historicamente são de ideologia de esquerda enquanto os fãs do Lazio são de extrema direita.

De um lado nomes como Silvio Piola, Christian Vieri, Chinaglia, Mihaijlovic. Do outro Francesco Totti, de Rossi, Cafu, Bruno Conti, Amadeo Amadeo.
Roma e Lazio não somente são dois times rivais, são duas expressões de cultura, duas maneiras de entender e viver a vida. Duas camisas que transformaram uma cidade no palco de suas batalhas. E não tomaram uma cidade qualquer. A capital da Itália pode-se gabar de ter tudo, inclusive um dos clássicos mais importantes no mundo do futebol, um derby dos mais apaixonantes do planeta. Aqui a vida é Lazio ou Roma, e por isso a capital da Itália é uma Capital do Futebol.

- Anúncio -