Bromo (Br)

O bromo não é facilmente encontrado na natureza, mas é abundante na forma de sais de bromo na água do mar e em algumas rochas.

O bromo é o único não-metal que forma uma substância simples líquida nas condições ambientes. Tem cor marrom-avermelhada e seus vapores apresentam um odor bastante desagradável. O vapor de bromo pode provocar irritação nos olhos e na garganta e ferimentos na pele. Oxida-se com grande facilidade, e reações com fósforo e alumínio, sob temperatura elevada, podem ser explosivas.

A substância bromo (Br2) é obtida por reação de brometos com cloro gasoso. Em laboratório, é possível obter bromo pela reação entre ácido sulfúrico, manganês e brometo de potássio.

Da combinação com outros elementos, surgem compostos importantes, como o brometo de

hidrogênio (ácido bromídrico – HBr), o brometo de sódio (NaBr), o brometo de cálcio (CaBr2), o bromato de potássio (KBr03), dentre outros.

Bromo Líquido Bromo Líquido

Aplicações

O bromo é usado na produção de 1, 2-di-bromoetano, substância empregada como aditivo em gasolina para evitar o acúmulo de chumbo nos cilindros. Essa prática, porém, está sendo gradualmente eliminada em muitos países e pode afetar a produção do bromo.

O brometo de hidrogênio é um gás incolor utilizado em laboratório e como catalisador de reações orgânicas.

Brometos são usados ainda na indústria farmacêutica como sedativo. O bromofórmio, um solvente orgânico, é utilizado em processos de extração.

O bromoclorometano, por ser um líquido não-inflamável, é empregado como fluido em extintores.

Brometo de Prata O brometo de prata é usado em emulsões fotográficas.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [250.87 KB]

 

Latest articles

Trabalhos Relacionados