Biografia de Irmãos Wright

 

Irmãos Wright, Wilbur e Orville, foram dois inventores norte-americanos, considerados nos Estados Unidos e em outros países, como os pioneiros da aviação.

Os irmãos Wright, Wilbur e Orville, eram dois dos sete filhos do bispo da Church of the United Brethred, Milton Wright e de Susan Catherine Koerner. Já na infância, os irmãos mostraram suas habilidades ao construírem um “helicóptero” de brinquedo, com base em uma réplica da invenção pioneira do francês Alphouse Pénand, o que despertou o interesse de ambos em voar.

Em 1884, a família mudou-se para Dayton, em Ohio, onde Orville instalou um escritório de impressão, tendo projetado e construído sua própria prensa tipográfica, com a ajuda de seu irmão Wilbur. Em seguida, os irmãos iniciaram a publicação do jornal semanal, West Side News. A partir de abril de 1890, começaram a publicar diariamente o The Evening, mas a publicação só durou quatro meses.

Em 1892, os irmãos Wright abriram uma loja de vendas e oficina de reparos de bicicletas. Em 1896 começaram a fabricar bicicletas com sua própria marca a Wright Cycle Company. Desde 1890, os irmãos Wright já faziam pesquisas sobre os voos planadores do alemão Otto Lilienthal, um dos pioneiros da aviação.

As pesquisas e experiências para a construção de um avião motorizado tomaram forma em 1900, quando os irmãos iniciaram a construção do primeiro planador que era capaz de carregar um homem. O segundo planador era semelhante ao primeiro, mas tinha uma envergadura maior. Em 1902, eles construíram o terceiro planador com um leme traseiro que servia para controlar a guinada.

No dia 17 de abril de 1903, os irmãos realizaram o primeiro voo com o planador Wright, o primeiro avião motorizado, mais pesado que o ar, com o voo controlado e com um piloto a bordo. O motor do avião foi construído por Charlie Taylor, um mecânico que trabalhava para os irmãos. Com medo que copiassem seu invento, os irmãos não tornaram público a façanha.

Em 1909, os irmãos Wright foram premiados com a Medalha de Honra do Congresso, depois que eles voltaram de uma excursão pela Europa. Em 1911, Orville testou um novo planador no qual o piloto ficava sentado em vez de deitado como nos modelos anteriores. Orville planou sobre Kill Devil Hills por 9 minutos e 45 segundos, quebrando o seu recorde anterior que foi de 1 minuto e 12 segundos estabelecidos em 1903.

Irmãos Wright e Santos Dumont

Como no início dos anos 1900 ainda não existia o avião, o principal critério científico usado para definir o que então se chamava de “aeronave mais pesada que o ar” era este: o avião precisava decolar, voar e aterrissar valendo-se tão somente da força de um motor próprio. Santos Dumont, e não os irmãos Wright, foi o primeiro a cumprir essa exigência.

A invenção da dupla não foi considerada um avião porque o aparelho com motor de 12 cavalos não decolava por meios próprios, pois era preciso aproveitar o impulso de um vento forte, de 40 km por hora, ou utilizar uma catapulta. Ninguém de credibilidade relatou a proeza. Até 1908, quando construíram uma máquina mais desenvolvida, os americanos não aceitavam repetir o voo aos olhos do público.

A única prova de que os americanos Orville e Wilbur teriam voado antes de Santos Dumont, no dia 17 de abril de 1903, nos Estados Unidos, veio deles mesmos, através de um telegrama enviado à França. A dupla se recusava cumprir o desafio em público.

Wilbur faleceu em Dayton, Ohio, Estados Unidos, no dia 30 de maio de 1912, e Orville, faleceu também em Dayton, no dia 2 de novembro de 1948.

Latest articles

Trabalhos Relacionados