Biografia: Charles Augustin de Coulomb

Biografia de Charles Augustin de Coulomb

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a “Lei de Coulomb”, que descreve a interação eletrostática entre dois corpos eletricamente carregados. Inventou a balança de torção. Os trabalhos sobre as leis do atrito e sobre o magnetismo terrestre foram premiados pela Académie des Sciences.

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) nasceu em Angoulême, França, no dia 14 de junho de 1736. Foi aluno do Collège de Quatre-Nations. Mudou-se para Paris e ingressa no Colégio Mazarin, onde aprendeu Matemática, Astronomia, Química e Botânica. Estudou Engenharia Militar na École du Génie, em Mezières.

Entre os anos de 1764 e 1772, supervisionou as obras do Fort Bourbort, em Martinica, nas Canárias, onde realizou experiências em mecânica de estruturas, eletricidade dos metais e atrito em maquinaria.

De volta à Paris, em 1773, dedica-se à experimentação científica. Seu primeiro trabalho, datado de 1773, “Sur une application des regles, de maximis et minimis à quelque problemes de statique relatifs a l’architecture”, contribuiu para a utilização de cálculos precisos para a Engenharia.

Charles de Coulomb iniciou suas pesquisas no campo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto pela Académie des Sciences de Paris, sobre a fabricação de agulhas imantadas. Seus estudos o levaram a “Lei de Coulomb”, assim denominada em sua homenagem.

Charles de Coulomb inventou, em 1777, a balança de torção. No
mesmo ano realizou estudos sobre o magnetismo terrestre e em 1779, sobre as leis do atrito, ambos premiados pela Académie des Sciences.

As experiências realizadas por Coulomb sobre os efeitos de atração e repulsão de duas cargas elétricas permitiram-lhe verificar que a lei da atração universal de Newton também se aplicava à eletricidade.

Estabeleceu então a lei das atrações elétricas, segundo a qual as forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas são diretamente proporcionais às cargas (massas) e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separa. Os resultados de suas pesquisas foram publicada entre 1785 e 1789 na Mémoires de l’Académie Royale des Sciences.

Charle Augustin de Coulomb morreu em Paris, França, no dia 23 de agosto de 1806.