Biografia: Alexandre Pires

Biografia: Alexandre Pires

Alexandre Pires do Nascimento, nascido em 8 de janeiro de 1976,em Uberlândia, Minas Gerais. Alexandre Pires deu seus primeiros passos na carreira musical em 1989, quando decidiu fundar o grupo de pagode Só Pra Contrariar com amigos de Uberlândia e alguns familiares como o irmão Fernando Pires, que viria a ocupar o posto de baterista do grupo (e mais tarde de vocalista, quando o irmão partiu em carreira solo).

Em 1993, o grupo Só Pra Contrariar foi contratado pela gravadora BMG, e lançou o seu primeiro disco, “SPC – Só pra Contrariar”, com Alexandre Pires nos vocais.Com as músicas “Que Se Chama Amor”, “A Barata” e “Domingo” que estouraram nas rádios brasileiras, o grupo de pagode ganhou fama nacional, gravou mais seis álbuns de sucesso e alcançou a impressionante marca de três milhões de discos vendidos com um único trabalho e 10 milhões ao todo. A carreira internacional do cantor também teve início com a banda. O sucesso das músicas “Depois do Prazer” e “Mineirinho”, lançadas no Brasil em 1997, levou o SPC a gravar um álbum em espanhol, que vendeu 700 mil cópias nos países hispânicos.

O grande sucesso do grupo também rendeu o primeiro disco internacional de Alexandre Pires, “Quando Acaba el Placer”. Está na coletânea de hits do Só pra Contrariar, regravados em castelhano, foi ali o começo se de uma carreira brilhante desenvolvida pelo cantor no mercado latino, com vendagens expressivas. Seu sucesso e carisma pessoal foram tamanhos que ele se viu obrigado a deixar o grupo Só pra Contrariar – depois de mais três discos: Só Pra Contrariar (álbum de 1999 que destacou a faixa ‘Sai da Minha Aba’), Bom Astral (2000) e SPC Acústico (projeto ao vivo de 2002) – para partir em carreira solo pelo mercado internacional.

Como prioridade da gravadora BMG Latina, Alexandre Pires lançou seu primeiro disco solo em espanhol ainda em 2001, “Es por Amor”, intitulado É Por Amor na edição brasileira. Na edição original em castelhano, o álbum foi divulgado em mais de 25 países de língua espanhola, inclusive na comunidade latina residente nos Estados Unidos. O carro-chefe do disco foi a balada “Usted se me Llevó la Vida”.

Em 2003, ao ser recebido na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Alexandre Pires posou para fotos com o presidente americano, para o qual tocou violão e cantou Garota de Ipanema em português e em inglês. O histórico encontro com Bush confirmou o meteórico sucesso mundial de Alexandre Pires.

O sucesso internacional rendeu a Alexandre Pires gravações com ídolos estrangeiros como Gloria Estefan e Rod Stewart. Em 2003, o cantor lançou seu segundo disco internacional, Estrella Guia, que destacou a faixa “Amame”. O êxito do álbum mostrou que o sucesso já não tem fronteiras para o mineirinho carismástico e talentoso chamado Alexandre Pires.

Em março de 2013 Alexandre voltou ao grupo Só Pra Contrariar para uma turnê em comemoração dos 25 anos de carreira do grupo e encerrou a turnê comemorativa em 2015.

No mesmo ano, lançou seu disco solo “Pecado Original” com a música de grande expressão “Barraqueira” e a regravação de “ O meu sangue ferve por você”. O cantor segue em turnê de divulgação do disco solo por todo o Brasil.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [15.39 KB]

Latest articles

Trabalhos Relacionados