Bário (Ba)

O bário é um metal alcalino-terroso branco-prateado, semelhante ao cálcio e de alta densidade. Oxida-se rapidamente em presença do ar. Por isso, deve ser conservado em óleo.

O metal não é encontrado na natureza em sua forma neutra, mas em minerais: na forma de sulfato, na barita (ou espato pesado), e na forma de carbonato, na witherita.

Para a obtenção de bário metálico, primeiramente se deve transformar o sulfato de bário da barita em cloreto de bário e, em seguida, submeter o cloreto de bário fundido à eletrólise.

O bário é altamente tóxico para os seres vivos.

Seus compostos solúveis em água ou em ácido são venenosos. Apenas alguns compostos insolúveis não apresentam toxicidade e têm aplicações medicinais.

As principais substâncias que contêm o bário são o sulfato de bário (BaS04), o sulfeto de bário (BaS), o óxido de bário (BaO), o hidróxido de bário (Ba(OH)2) e o nitrato de bário (Ba(N03)2).

Aplicações

O bário pode ser empregado, em ligas de bário e níquel, para a fabricação de velas de ignição, como lubrificante em rotores de ânodos em tubos de raios X e como removedor de oxigênio para válvulas termiônicas.

Os compostos de bário têm diversas aplicações.

O sulfato de bário é usado para obter radiografias mais nítidas da região gastrintestinal. Também é utilizado na fabricação de pigmentos de tintas, de cosméticos e de vidros, em fluidos para perfuração de poços de petróleo e na produção de borracha.

O carbonato de bário é empregado como veneno para ratos e também como aditivo na fabricação de vidros especiais.

O clorato e o nitrato de bário são empregados na pirotecnia para produzir a cor verde, e o óxido de bário é usado na fabricação de detergentes e em revestimentos de eletrodos para lâmpadas fluorescentes.

Chama de Bário Chama de bário.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

 

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados