O Ballet Clássico (ou balé clássico) nos leva a outros mundos e épocas. É algo além da nossa vida diária. Usa muitas convenções e é isso que o faz claro e compreensível, sem que se precise da linguagem ou de outras formas de comunicação.
Em 1700, Pierre Beauchamp construiu a base do academismo, quando também elaborou as 5 posições dos pés, transformando a arte do ballet na mais duradoura de todas as modalidades de dança.
Embora o ballet tenha nascido na Itália, foi a França que ficou conhecida como a pátria do ballet; por isso, os passos têm nomes franceses.
O Ballet Clássico está dividido em 3 módulos de ensino:
MÓDULO I – 4 NÍVEIS
Engloba os 4 primeiros anos de aprendizado do curso preparatório, dividido em 4 níveis:
- Preparação para dança I (crianças com 3 anos de idade);
- Preparação II (crianças com 4 anos de idade);
- Pré-ballet I (crianças com 5 anos de idade);
- Pré-ballet II (crianças com 6 anos de idade).
Nesta etapa do aprendizado, as crianças são estimuladas a trabalhar de forma lúdica e criativa.
Desde o nascimento, o bebê possui toda a base de sua coordenação motora, que influenciará suas conquistas futuras como sentar, engatinhar, andar, falar, DANÇAR…
O ser humano evolui por etapas. Na medida em que cada uma delas seja plenamente cumprida, a passagem para a seguinte será facilitada.
Sentir, perceber e conhecer o corpo e suas possibilidades de movimento e expressão: correr, saltar, rolar, esticar, girar, respirar, enfim… brincar conscientizando e estruturando o próprio corpo.
O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação do seu corpo com o meio em que vive, com as pessoas com que convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais.
O movimento deve ser trabalhado através do conhecimento do próprio corpo com o espaço, da relação do corpo com os objetos e com o intelecto.
METODOLOGIA
O conteúdo aplicado é estudado e desenvolvido através dos movimentos naturais das crianças, da utilização do simbolismo e da fantasia, permitindo estimular o desenvolvimento da atividade criadora e da imaginação.
A individualidade da criança será respeitada em cada fase de seu desenvolvimento, visando manter a motivação, estímulo pelas aulas da dança, favorecendo a organização motora, respeitando não só sua idade cronológica, mas principalmente o seu amadurecimento psicomotor.
Diversos materiais são utilizados para auxiliar o aprendizado do conteúdo estabelecido pelo programa.
As aulas de ballet são sempre criativas, utilizando recursos didáticos que possam facilitar o aprendizado do conteúdo estabelecido pelo programa, como: histórias, músicas apropriadas, objetos e adereços (bolas, arcos, balões, elásticos, etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O planejamento do curso de preparação para dança contribui para o desenvolvimento de hábitos de disciplina, estimulando amor em estudar e fazendo uso de um trabalho de educação do movimento dinâmico, variado e criativo. O aprendizado fica ainda mais produtivo e apaixonante.