- Anúncio -

 

Bafta (Foto: Getty)

Principal premiação do cinema inglês, o BAFTAs, que tem curadoria da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, é considerado uma espécie de termômetro do que tem mais chances de vencer o Oscar além de nos dar um ótimo parâmetro do melhor da produção inglesa recente. Não por acaso, A Favorita, filme dirigido pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos (o mesmo de Dente Canino, de 2011, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro), recebeu 12 indicações e lidera a lista divulgada nesta quarta (09.01).

"A Favorita" (Foto: Reprodução)

O longa, estrelado pelo trio afinado Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone, se passa no período de monarquia do século XVIII, mas é centrado em mulheres que buscam ocupar postos até então masculinos – e funciona perfeitamente como uma resposta para os movimentos feministas Times’ Up e #MeToo, que bombaram no ano passado e continuam ecoando este ano – no Globo de Ouro deste ano, por exemplo, ele foi representado por laços e pulseiras pretas.

- Anúncio -

Bohemian Rhapsody, que remonta a história do pop star, estreia nos cinemas (Foto: Divulgação)

Nasce Uma Estrela, Bohemian Rhapsody, Roma e O Primeiro Homem estão empatados com 7 indicações cada. Na corrida para quem leva o título de melhor filme britânico, Bohemian Rhapsody, que relembra a trajetória de Freddie Mercury, líder do Queen, é o grande favorito. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a premiação:

Nasce Uma Estrela (Foto: Reprodução )

Quem apresentará o BAFTAs 2019?
Depois de uma calorosa estreia ano passado, a septagenária Joanna Lumley segue para o segundo ano no posto de apresentadora. Ela substituiu o comediante Stephen Fry, que comandou a cerimônia durante 12 anos consecutivos.

LONDON, ENGLAND - FEBRUARY 18: Amanda Berry greets Prince William, Duke of Cambridge and Catherine, Duchess of Cambridge attend the EE British Academy Film Awards (BAFTA) held at Royal Albert Hall on February 18, 2018 in London, England.  (Photo by Chris  (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

Quais são os indicados a 72ª edição do BAFTAs de 2019?
A Favorita lidera com 12 indicações, incluindo de melhor filme, e Nasce Uma Estrela, Bohemian Rhapsody, Roma e O Primeiro Homem seguem na cola com 7 indicações cada. Já a categoria de melhor filme britânico será disputada por Beast, Bohemian Rhapsody, A Favorita, Mcqueen, Stan & Ollie e Você Nunca Esteve Realmente Aqui. O favorito para levar a estatueta?Bohemian Rhapsody, que arrematou o Globo de Ouro de melhor filme último domingo. Confira a lista completa de indicados aqui.

Quando acontecerá o BAFTAs 2019 e onde ele será transmitido?
A premiação acontecerá no dia 10 de fevereiro (mesmo dia que o Grammy) no Royal Albert Hall pelo terceiro ano consecutivo e será transmitido pela BBC One, ao vivo na TV e online.

Quais foram as maiores surpresas da lista de indicados?       
As Viúvas, filme dirigido por Steve McQueen, vem sendo bastante elogiado pela crítica, mas rendeu apenas uma indicação – de melhor atriz para Viola Davis. Outros dois queridinhos de Hollywood, Retorno de Mary Poppins e Pantera Negra, da Marvel, nem entraram na lista.

Nasce Uma Estrela (Foto: Reprodução )

- Anúncio -