- Anúncio -

 

Os principais aspectos e características da Mata de Araucária, vegetação da região Sul do Brasil.

A Mata de Araucária e suas árvores de grande porte

A Mata de Araucária e suas árvores de grande porte

Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. É a floresta da qual fazem parte os pinheiros, a imbuia, a erva-mate, os ipês, entre outras árvores. É popularmente chamada de Mata dos Pinhais.

- Anúncio -

Suas características e fisionomias são bem diferentes das outras formações florestais brasileiras. Isso ocorre porque essa floresta se formou em um clima mais frio e em outras condições de solo na região Sul.

A distribuição das árvores ocorre de forma mais aberta e espaçada, pois os pinheiros não permitem que nenhuma outra árvore cresça ao seu redor. As árvores adultas apresentam poucas ramificações (galhos), que se localizam mais na parte mais alta das árvores, que costumam ser altas, variando de 25 a 30 metros. As estruturas reprodutoras costumam ficar localizadas na parte externa dos seus galhos.

O clima na região é o subtropical, apresentando as estações do ano bem definidas, com um inverno relativamente rigoroso e índice de chuvas superior aos 1000 milímetros anuais. Em razão dessas condições climáticas, a biodiversidade na região é baixa em comparação com as demais florestas brasileiras, o que não diminui a sua importância.

A mata das araucárias era encontrada em grande quantidade no Brasil, porém ela está praticamente extinta nos dias atuais, ocorrendo a sua existência apenas em locais de preservação. Estima-se que só tenha restado 2% da sua vegetação original. Isso porque a maior parte de suas árvores foi explorada para a produção de madeiras utilizadas na fabricação de móveis. Além disso, houve um intenso desmatamento dessa floresta para a implantação da agropecuária.

- Anúncio -