Falamos muito acerca das bases psicológicas que permeiam o processo educativo. Para isso, estudamos teóricos como Pavlov, Piaget, Ausubel, dentre outros. Importante salientar que cada um trouxe sua contribuição para a educação, de modo que suas concepções são difundidas até hoje através das propostas pedagógicas das instituições de ensino.
A psicologia vem se preocupar não só com o desenvolvimento do ser humano, mas também se interessa em saber como esse sujeito aprende e quais os fatores interferem emsua aprendizagem. Daí ressalta-se a sua relevância uma vez que o sujeito está em constante mudança e o meio que o cerca também.
Nesse sentido,estudos crescem no intuito de aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento do ser humano ao longo da sua vida, principalmente no que refere ao período da infância e da adolescência.
É possível compreender que a escola, diante desse sujeito em constante mudança,foi levada a rever a sua postura aberta apenas a uma pedagogia tradicional, que via o aluno como uma “tabula rasa” e o professor como detentor do conhecimento. Para isso, a escola incorporou em suas práticas concepções que, de alguma maneira, vêm tentando atender às demandas de educandos cada vez mais críticos ao processo de aprendizagem e cada vez mais participativos. Essa nova postura aproxima a escola de uma visão construtivista.
No entanto, não se pode assegurar que o construtivismo tenha prevalecido em todas as propostas pedagógicas brasileiras, pois em muitas escolas ainda prevalece uma prática que limita e faz do aluno um mero reprodutor de conteúdos. A formação do professor também interfere na maneira como o processo de ensino-aprendizagem irá acontecer.
Na sala de professores, cinco profissionais travavam um debate entre si. A partir das suas exposições, identifique quais teóricos estão relacionados à linha de trabalho de cada debatedor.
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- Profª Lucia: “Para planejar meus trabalhos, me utilizo de uma visão da psicologia, sociologia, biologia e saúde para estabelecer uma ponte para aquilo que vou explicar. Acredito que osconhecimentos prévios de cada aluno são a base”.
II. Profª Carlos: “Trabalho com meus alunos com reforços positivos e negativos (intrínsecos e extrínsecos) e faço um estudo do comportamento, pois acredito que só através do condicionamento vai mudar o comportamento Estrutural deles”.
III. Profª Luiza: “Bem, eu entendo que o desenvolvimento e a aprendizagem só ocorrem através da interação social, e me percebo como intermediário desta relação”.
IV. ProfAndersen:“Pessoal, eu acredito que as estruturas cognitivistas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação, níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo,desenvolvimento e etapas da inteligência”.
a) Lucia – Skinner; Carlos – Ausubel; Luiza – Piaget; Andersen – Vygotsky.
b) Lucia – Vygotsky; Carlos – Ausubel; Luiza – Skinner; Andersen – Piaget.
c) Lucia – Piaget; Carlos – Vygotsky; Luiza – Skinner; Andersen – Ausubel.
d) Lucia – Vygotsky; Carlos – Piaget; Luiza – Skinner; Andersen – Ausubel.
e) Lucia – Ausubel; Carlos – Skinner; Luiza – Vygotsky; Andersen – Piaget.