Artefatos culturais dos surdos

Ao se falar de artefatos culturais, logo de início não se sabe bem do que se trata, por esta razão decidi colocar uma citação para melhor compreendermos o que vai ser discorrido daqui em diante.

Entende- se por artefato cultural não somente as formas atuais de culturas materiais, como também, o que podemos ver e sentir ao entrarmos em contato com a cultura de uma comunidade. Como por exemplo, materiais produzidos pelo grupo, maneiras de vestir- se, de comunicar- se, bem como os valores e normas estabelecidos entre seus membros.

É o que afirma a mestranda em antropologia social da UFS, Dayse Mara Moreira de Oliveira.

Ou seja, artefatos culturais é, não somente o que é produzido materialmente por um povo, como também tudo mais o que se vê e se sente naquela comunidade, e no caso da comunidade surda vou me referir a língua de sinais que é de fundamental importância para que haja uma melhor interação, compreensão entre os indivíduos.

A língua de sinais já há muito tempo vem sendo utilizada por pessoas com surdez para facilitar a compreensão entre os indivíduos que possuem essa deficiência, porém, nem todos sabem da existência dessa linguagem, e muitas vezes os que sabem pouco se utilizam dela em seu ambiente familiar, já que geralmente os familiares não sabem se comunicar em libras, e o indivíduo com surdez só se utilizam dessa linguagem quando estão na escola juntamente com seus colegas isso quando eles também possuem essa deficiência.

A cada dia que passa fica mais difícil encontrarmos escolas que possuam pessoas capacitadas para ensinar libras, e pouco se vê intérpretes para facilitar o trabalho do professor, o que está acontecendo como resultado disso são as escolas que ainda possuíam a inclusão de indivíduos com surdez sendo fechadas e consequentemente deixando-os sem ter onde estudar.

Para falar a verdade hoje em dia ainda fica difícil encontramos pessoas com essa deficiência que saibam falar em libras, o que se ver com frequência são pessoas que mal sabem se comunicar por nunca terem ido a uma escola. Esses indivíduos são incompreendidos ate mesmo em casa por seus familiares e também na rua quando precisam sair para comprar algo, por exemplo. Eles são chamados de mudinhos e aproveitando essa deixa vou aqui explicar a diferença que há em pessoas mudas e pessoas surdas. As pessoas com surdez possuem as cordas vocais, porém não falam por não ouvirem, já as pessoas mudas não conseguem falar por problemas nas cordas vocais, ou por não as possuírem por alguma má formação congênita.

Previous article
Next article