A MATEMÁTICA NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕESE

por Ubiratan D’Ambrosio“porque prometiam ao pai e ao filhotraze-lo de volta dentro de 20 luas omais tardar; pois assim significam elesos meses”Binot Paulmier de Gonneville, 1504

Resumo

: Nos séculos XV e XVI desenvolveram-se importantesfeitos que culminaram com um momento maior na história dahumanidade, possibilitando, em poucos anos, atingir todos oscontinentes. Algumas questões se colocam: que conhecimentosmatemáticos possuíam os navegantes ibéricos, pioneiros nessaempresa; que conhecimentos matemáticos havia nas outras naçõeseuropéias; que conhecimentos matemáticos os navegadoresencontraram nas novas terras?Neste trabalho abordarei essas questões, de forma integrada,adotando uma proposta historiográfica que me parece maisadequada para a história da matemática das culturasperiféricas.

Abstract:

Important progresses in the XV and XVI centuriesgave raise to feats, which resulted in a major moment in thehistory of mankind, making it possible to reach, in a fewyears, all the continents. Some questions can be posed: whichmathematical knowledge had the Iberic navigators, pioneers inthis enterprise; which mathematical knowledge had the otherEuropean nations; which mathematical knowledge did thenavigators find in the new lands?In this paper I will deal with these questions in anintegrated way, following a historiographical proposal, whichseems to be more appropriate for the history of mathematics ofperipherical cultures.

Introdução

Nos séculos XV e XVI desenvolveram-se importantes feitos nanavegação, que culminaram com as viagens de Cristóvão Colombo

*

Revista da Brasileira de História da Matemática, vol.1, nº1, 2001;pp.03-20.

U.D’Ambrosi1

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(1451-1506) no hemisfério norte, que chegou à América em 1492,de Vasco da Gama (

ca

1469-1524), que em 1498 chegou à Índiapelo hemisfério sul, e de Fernão de Magalhães (

ca

1480-1521),que em 1520 encontrou a passagem marítima para o Pacífico.Inicialmente a partir de Portugal e da Espanha, logo outrosimpérios europeus associaram-se a esse momento maior nahistória da humanidade e, em 28 anos, o planeta seglobalizou.

A grande proeza de viajar por todos os mares, o que revelounovas terras, novos povos e novas possibilidades para oseuropeus, foi resultado de um projeto de grande envergaduraque se originou nos primeiros tempos da monarquia portuguesa.

O mais importante cronista da época é Duarte Pacheco Pereira(

ca

1460-1533). Na sua obra monumental, o

Esmeraldo de SitusOrbis,

ele fala sobre o conhecimento nos descobrimentos.

Oautor faz um importante relato sobre o que se sabia e o que seaprendeu com o encontro de novos povos e novas culturas,principalmente referindo-se à África.Quanto conheciam os portugueses para poderem desenhar e levara cabo um projeto tão ambicioso? As navegações dependiamfundamentalmente de conhecimentos astronômicos, e a astronomiadependia, muito fortemente, da matemática, que então começavaa se estruturar como um corpo de conhecimentos.

Perguntarsobre o conhecimento matemático da época é, portanto, degrande importância.Algumas questões se colocam naturalmente:

Que conhecimentos matemáticos possuíam os navegantesibéricos?

Que conhecimentos matemáticos havia nas outrasnações européias?

Que conhecimentos matemáticos os navegadoresencontraram nas novas terras?Essas questões são tratadas apenas parcialmente pelahistoriografia corrente, que tem focalizado principalmente asegunda questão. A primeira tem recebido alguma atenção,sobretudo dos historiadores portugueses e espanhóis, e aterceira, praticamente nenhuma atenção. Faz-se necessário umoutro enfoque historiográfico, adequado para analisar oconhecimento matemático na periferia, evitando que essas trêsquestões sejam tratadas separadamente. De outro modo há orisco de interpretações equivocadas, privilegiandointencionalidades que surgem na atualidade.

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