A importância da Nutrição e alimentação na atualidade

padrao_blog - A importância da Nutrição

A alimentação é o combustível do corpo – a adoção (ou não) de uma alimentação de qualidade causa impacto direto no bom funcionamento do organismo. Mais do que saborosa, a alimentação precisa ser completa, variada e nutritiva, capaz de oferecer todos os nutrientes que o corpo precisa para conseguir desempenhar as atividade do dia-a-dia, se manter em boas condições físicas e ainda garantir longa expectativa de vida.

Graças ao reconhecimento da importância de uma boa alimentação, surgiu o ramo da Nutrição: área da medicina especializada no estudo da anatomia humana e da composição dos alimentos, de forma a identificar os benefícios que o organismo pode adquirir no ato de se alimentar. A nutrição busca a manutenção e a recuperação da saúde através da alimentação consciente: proposta que respeita uma educação nutricional, onde se desmistifica a antiga ideia de comer “só para matar a fome” e se conquista uma vida mais saudável e sustentável.

Em tempos onde a correria toma conta do dia-a-dia e a refeição mais rápida e prática é sempre a melhor opção, entenda a importância da Nutrição na atualidade:

DESPERTAR MUDANÇA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Está cada vez mais notável que dietas padrão estão fadadas ao fracasso – especialmente as restritivas, onde o paciente fica em constante estado de frustração. A dieta é só um pequeno detalhe diante do grande e longo processo que é passar por uma verdadeira reeducação alimentar, onde se mudam valores e percepções a respeito da alimentação ao invés de simplesmente alterar o que vai ao prato. Para muito além de oferecer cardápios e dietas prontas, o nutricionista é o profissional capacitado para despertar um novo olhar sobre o comportamento alimentar – instiga a reflexão sobre escolhas alimentares sem usar da imposição, agindo na raiz do problema. Somente uma mudança estrutural na concepção de alimentação é capaz de levar o indivíduo a realizar escolhas alimentares mais saudáveis e duradouras. Sem convicção, os deslizes alimentares cedo ou tarde retornarão aos hábitos da pessoa. Através de um processo de educação nutricional com enfoque comportamental-funcional, o nutricionista indica o caminho para realizar uma mudança convicta de estilo de vida.

PROMOVER SEGURANÇA ALIMENTAR

Dietas indicadas por amigos, encontradas na internet ou até mesmo inventadas pela própria pessoa são um prato cheio para desencadear problemas de saúde. Para que uma dieta seja responsável, não agressiva e supra todas as demandas do corpo, é imprescindível que ela seja personalizada: cada organismo funciona de um jeito único. As dietas precisam estar alinhadas às particularidades de cada organismo – caso contrário, amplia-se o risco para surgimento de doenças gastrointestinais e complicações nutricionais (capazes de afetar o funcionamento do corpo todo). O nutricionista é o profissional mais indicado para criar dietas adequadas, equilibradas e singulares para cada pessoa. O consumo de refeições seguras funciona como efetivo controle de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão – males tão comuns na sociedade moderna.

INSTRUIR E ORIENTAR SOBRE ALIMENTAÇÃO AUTÔNOMA

De pouco adianta provocar uma mudança de concepções a respeito da alimentação na cabeça de uma pessoa que pouco sabe sobre o mundo da nutrição. É por isso que o nutricionista não para por aí: no processo de reeducação alimentar, também estão inclusas orientações práticas essenciais para viabilizar a implementação dos novos hábitos nutricionais. Estas orientações abrangem desde capacitações para conhecimento dos alimentos e suas funções, até princípios básicos da gastronomia que possibilitem a elaboração de cardápios funcionais – tudo para que a pessoa se sinta amparada e pronta para dar início a seu novo estilo de vida de forma autônoma e confiante. Desta forma, fica mais fácil manter uma dieta harmoniosa, segura e deliciosa por longos períodos.