5 personagens que marcaram a história de Minas Gerais

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que marcou a revolta contra o domínio Português, que cobrava altas taxas e impostos. No período do ciclo do ouro, todo ouro encontrado era taxado com o chamado quinto, que representava 20% do valor. Aqueles que eram pegos com ouro ilegal ou não taxado eram punidos pela Coroa Portuguesa. A Inconfidência Mineira foi um marco da resistência no estado. E por isso a bandeira definida por estes inconfidentes passou a ser a bandeira oficial de Minas. Composta por um triangulo vermelho em um fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que tardia). Tiradentes foi condenado a forca por traição à Coroa e foi executado em 21 de abril, de 1792, em praça pública.

Chica da Silva

Francisca da Silva de Oliveira, é a famosa escrava alforriada que viveu no antigo Arraial do Tijuco, atual Diamantina. Sua história é marcada pelo relacionamento amoroso com o poderoso contratador João Fernandes de Oliveira, que mudou sua trajetória e lhe deu a alforria. Chica da Silva faz parte da memória de Diamantina. O casal viveu um relacionamento de 15 anos e teve 13 filhos. Considerada uma mulher à frente do seu tempo, Chica da Silva foi alfabetizada, mas teve problemas para ser aceita em meio a elite branca da época. Faleceu em 1792 e teve sua vida retratada em filmes e novelas.

Aleijadinho

As famosas igrejas do período colonial com rococós e outras características do barroco são marca registrada do trabalho realizado por Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho. Nascido em Ouro Preto, filho de um português com uma escrava, é um dos grandes responsáveis pelas belezas encontradas nas esculturas entalhadas das igrejas mineiras do século XVIII. Seu apelido deve-se a uma doença degenerativa que foi atrofiando os movimentos das suas mãos e pernas, mas o artista ainda continuou a trabalhar com os instrumentos amarrados aos punhos. Aleijadinho faleceu em 1814, aos 76 anos. Em Ouro Preto, funciona um museu em homenagem ao artista, devido a sua relevância para a história de Minas.

Mestre Ataíde

O artista Manuel da Costa Ataíde, popularmente conhecido como Mestre Ataíde, também viveu no período colonial. Natural de Mariana, foi um militar e famoso pintor brasileiro. Embora existam poucas referências sobre sua formação artística, sabe-se que ele seguia os cânones da igreja católica importados de Portugal e suas obras de cunho religioso eram baseadas nas gravuras dos livros sagrados e catecismo europeu. É um dos principais nomes do barroco mineiro e suas obras tem relevância internacional. Mestre Ataíde faleceu em 1830.

Dona Beja

Ana Jacinta de São José, popularmente conhecida como Dona Beja, nascida em Pains (MG),  morou com sua família na cidade de São Domingos do Araxá. A criança se tornou uma bela mulher que despertava a inveja de outras mulheres e o desejo dos homens da época. Foi noiva do fazendeiro Manoel Fernando Sampaio, que a apelidou de Beja, fazendo uma alusão ao pássaro beija-flor. O novo ouvidor do rei, Dr. Joaquim Inácio Silveira da Motta, ficou fascinado com sua beleza e mandou raptá-la. Ela foi amante do ouvidor durante dois anos e viveu em Paracatu do Príncipe. Tempos depois retornou a Araxá com muitas posses, mas era tratada de forma hostil, pois muitas mulheres a viam como uma ameaça aos seus relacionamentos amorosos. Dona Beja teve duas filhas e aos 35 anos resolveu mudar para outra localidade, denominada Bagagem, que hoje é conhecida como Estrela Sul, onde permaneceu até o seu falecimento em 1874.