Biografia: Marina Ruy Barbosa

Primeiros anos e início da carreira
http://4.bp.blogspot.com/-_2tjL29xnEo/U-KSGKOzLmI/AAAAAAAAJR4/Hz9yxdhffv0/s1600/mr.png

Marina Souza Ruy Barbosa nasceu na Gávea, bairro da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, em 30 de junho de 1995. Filha única, é tetraneta do escritor, jurista e político baiano Ruy Barbosa. Apesar da semelhança no nome, o que faz com que muita gente se engane, não possui nenhum grau de parentesco com o novelista Benedito Ruy Barbosa.

Marina fez seu primeiro trabalho significativo no filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida, no qual fez a personagem Mylla, menina princesa de uma tribo de vikings, que viviam em uma cidade perdida dentro de uma floresta. Antes de começar a gravar o filme, Marina teve várias aulas de sueco, já que todas as suas falas no filme eram nesse idioma. Em seguida, Marina fez testes para a telenovela brasileira Começar de Novo, onde interpretou a personagem Ana, o anjo da guarda protetor de Miguel (Marcos Paulo), o protagonista. Aninha era uma personagem misteriosa, que guardava segredos importantes da trama, e tinha a origem desconhecida. A personagem possuía poderes paranormais, e com uma forte carga de espiritualidade, recebia mensagens do céu, que a orientavam na sua missão na terra. Como a personagem Ana não falava, Marina teve o desafio adicional de ter que se comunicar principalmente através do olhar e expressões faciais. Foi aprimeira novela que Marina fez da novelista Elizabeth Jhin.

Em 5 de março de 2005, Marina estreava no teatro infantil como protagonista da peça “Chapeuzinho Vermelho – O Musical”, que teve temporadas no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, e no Teatro do Leblon, no Leblon.

O desempenho de Marina em Começar de Novo rendeu-lhe um convite para participar dos testes para a personagem Sabina em Belíssima. Depois de passar por testes concorridos, foi a escolhida pelo novelista Silvio de Abreu e pela diretora Denise Saraceni para viver o papel. Sabina era uma personagem de importância na trama da novela, filha de Vitória (Cláudia Abreu) e de Pedro (Henri Castelli), neta da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro), sobrinha de Júlia (Glória Pires), e afilhada de Nikos (Tony Ramos). Sabina exercia uma grande influência na avó, a vilã Bia Falcão, que a sequestra na história. A personagem era uma menina que vivia na Grécia com seus pais, e, para fazer o papel, Marina teve aulas da dança, do idioma, e da cultura grega, além de passar um mês na Grécia, gravando a telenovela na paradisíaca ilha de Santorini. O êxito de Marina no papel tornou a menina conhecida no Brasil, e a levou a ser entrevistada no programa Domingão do Faustão. Foi contratada como artista exclusiva pela Rede Globo durante a telenovela.

O desempenho de Marina em Belíssima chamou a atenção do novelista Walcyr Carrasco que a convidou para viver a personagem Isabel no elenco da telenovela Sete Pecados, filha de Dante (Reynaldo Gianecchini) e Clarisse (Giovanna Antonelli).

No final de 2007, a atriz participou da primeira edição da competição Dança das Crianças, exibida pelo Domingão do Faustão, porém, Marina foi a primeira eliminada logo na estreia da competição.

2008 — 2010: teatro e papéis adolescentes

http://1.bp.blogspot.com/-nFpL7uRMMlk/U-KSGDr-qOI/AAAAAAAAJR0/8MnYGGKWUcQ/s1600/mr2.png

Em 2008, estreou no teatro adulto, convidada pela dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho para viver a menina Clara em 7 – O Musical. Atuar em um musical foi um grande desafio para ela, que além de representar, ainda cantava e dançava. Os diretores prepararam especialmente para Marina dois novos números nessa montagem. Sua interpretação de Clara se aproximava da que Charles imaginara. O diretor Cláudio Botelho afirmou: “Marina é um demônio. Tem tanta vida interior com tão pouca idade e, mesmo com pouca experiência, brilha em cena como uma veterana! É o tipo de ‘atriz mirim’ que a gente só vê nos Estados Unidos, daquelas que roubam filmes e peças… Marina faz a diferença!”. A temporada “7 – O Musical” marcou também por ter sido o último trabalho da atriz Ida Gomes, avó de Marina no musical, que viria falecer em seguida.

Em 2009, a atriz estreava como apresentadora do programa TV Globinho. Marina, mais tarde, foi convidada pela diretora Denise Saraceni para participar do seriado Tudo Novo de Novo, interpretando a adolescente Bia, e participa do quadro “Super Chefinho”, exibido pelo programa matinal Mais Você.

Em março de 2010, Marina foi entrevistada pela apresentadora Angélica para o programa Estrelas fazendo uma visita cultural ao Museu Casa de Ruy Barbosa, em Botafogo, no Rio de Janeiro, casa onde morou seu tataravô, Ruy Barbosa. Além de descrever algumas particularidades sobre o local, Marina aproveita para mostrar um pouco de sua habilidade musical, tocando Beethoven no piano de sua tataravó Maria Augusta.

Ela foi convidada pela autora Elizabeth Jhin, de quem já havia feito a novela Começar de Novo para interpretar a adolescente rebelde Vanessa em Escrito nas Estrelas. Vanessa usava dreadlocks nos cabelos, e era estudante de balé. Marina, que nunca tinha feito balé, começou a fazer aulas particulares para se preparar para o papel. Ela gravou todas as cenas de balé sem o uso de dublê. Na produção, realizou pela primeira vez uma cena de beijo, com o ator Bruno Pereira, com quem já havia trabalhado em Começar de Novo. Marina teve a ideia de criar os brincos de zíper usados pela personagem, um acessório que acabaria por virar modismo entre as adolescentes de todo o Brasil. A bailarina Vanessa virou uma boneca, em homenagem feita pela atriz e artista plástica, Nica Bonfim, colega dela na trama. A atuação de Marina foi elogiada pela crítica.

Em outubro de 2010, a revista Quem preparou uma edição especial para comemorar o aniversário de 10 anos da revista. Foram convidadas 10 jovens atrizes para a capa, produzidas e fotografadas por Fernando Torquatto usando o título autoexplicativo: “As Estrelas da Próxima Década”. Marina, com apenas 15 anos de idade na época, foi a atriz mais jovem das 10 escolhidas.

2011 — atualidade: papeis adultos

http://3.bp.blogspot.com/-0otGbybIGCY/U-KSGjLggnI/AAAAAAAAJSA/zkC5dBwl7IA/s1600/mr3.png

Marina foi convidada pelo autor Walcyr Carrasco para integrar em 2011 o elenco da novela Morde e Assopra, interpretando Alice, jovem vilã, uma das protagonistas da trama. Alice é uma garota rica de 18 anos, fútil e preconceituosa, que só usa roupas caras, filha do prefeito Isaías (Ary Fontoura) e de Minerva (Elizabeth Savalla), que se apaixona pelo vigarista Guilherme (Klebber Toledo). Alice lançou os bordões “você é um vira-lata” e “eu tenho pedigree” que caíram no gosto do público. Sua interpretação em Morde & Assopra foi destacada pela crítica recebendo elogios de críticos como a jornalista Carla Bittencourt, jornal carioca Extra; o colunista de televisão Flávio Ricco, portal UOL; a jornalista Mariana Trigo, portal Terra; o jornalista Bruno Segadilha, revista Época; entre outros.

Marina é notória também pelo seu estilo de se vestir, usando sempre produções atualizadas com as tendências, sendo considerada uma it girl, referência para as jovens que querem seguir seu estilo. Marina passou a posar para inúmeras campanhas publicitárias e editoriais de moda.

Em 2012, a atriz é convidada para integrar elenco da novela Amor Eterno Amor, da autora Elizabeth Jhin, interpretando a personagem Juliana Petrini, uma estagiária de jornalismo.

Com apenas 16 anos, Marina foi a atriz mais jovem a estampar a capa da revista NOVA, na edição de abril de 2012. Com apenas 17 anos de idade, ela voltaria a ser capa da NOVA em junho de 2013. Em setembro de 2012, Marina é eleita pela revista ISTOÉ Gente uma das 25 mulheres mais sexy do Brasil.

Em 2013 passou a integrar o elenco da telenovela das nove Amor à Vida de Walcyr Carrasco, interpretando Nicole, uma jovem órfã e milionária que sofre de uma doença degenerativa. Marina ganhou destaque na novela, e Nicole tornou-se uma personagem querida pelo público. Atendendo a pedidos de telespectadores e colaboradores da novela, o autor desistiu de raspar a cabeça da atriz. O assunto virou discussão nacional e dividiu as opiniões da crítica, embora o público tenha ficado a favor da atriz. Com a mudança no roteiro, a solução do autor para a personagem foi a morte de Nicole no dia de seu casamento e, após a morte, Thales (Ricardo Tozzi) passa a ter visões do espírito de Nicole. O capítulo com o casamento e a morte de Nicole foi recorde de audiência da novela. Depois de morta, a personagem Nicole continuou na trama como espírito até o final da novela.

Em novembro de 2013, Marina é a sétima colocada na lista das “100 Mulheres Mais Sexy do Mundo” da revista VIP.

Capa da revista Quem em 18 de dezembro de 2013, escolhida como uma das mulheres mais elegantes de 2013, “As Mais Bem Vestidas do Brasil”.

Filantropia 

http://1.bp.blogspot.com/-rohKL7nSSBs/U-KUi45JfsI/AAAAAAAAJSQ/RjSaQBxC16o/s1600/mr7.png

Marina costuma fazer um trabalho como protetora dos animais, especialmente gatos abandonados. Ela abriga os gatinhos em casa, enquanto procura pessoas que queiram adotar os animais. Em dezembro de 2013, ela participa da campanha de adoção de animais “Adotei”.

A atriz também participa de campanhas de entidades filantrópicas como o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC)Amigos da Infância com Câncer (AMICCA) e Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).

Em novembro de 2013, Marina é a estrela da campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto juvenil, “Novembro Dourado”, promovida pelo Instituto Ronald McDonald. Ela se transformou em uma guerreira, inspirada em grandes heroínas dos quadrinhos e dos games.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [742.81 KB]

 

Latest articles

Trabalhos Relacionados