25 de janeiro de 1554 – Jesuítas fundam o colégio que deu origem à cidade de São Paulo

 

Em 25 de janeiro de 1554, por ordem do padre Manuel da Nóbrega, superior da Companhia de Jesus no Brasil, um grupo de 12 jesuítas (entre os quais o então noviço José de Anchieta) ergueu um barracão no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.

Ali, num local estratégico dos campos de Piratininga, pretendiam converter ao cristianismo os índios que habitavam a região. Estava fundado o Colégio de São Paulo que originou a cidade de mesmo nome – hoje a maior metrópole da América do Sul.

Aos poucos, ao redor do colégio, formou-se um povoado de índios cristianizados, elevado à categoria de vila em 1557. A região tornou-se uma espécie de ponto de partida para os portugueses que – depois de subir a serra do Mar, vindos das vilas de São Vicente ou de Santos – pretendiam desbravar o sertão brasileiro em busca de ouro e de pedras preciosas. Quem procura acha e, de fato, as expedições partidas de São Paulo – as Bandeiras – acabaram encontrando ouro na região que ficou conhecida como Minas Gerais, mas só no século 18.

São Paulo ganhou a condição de cidade em 1711, mas, a partir daí, estagnou-se, enquanto se desenvolviam as cidades mineiras de Vila Rica, Sabará e São João Del Rey. Somente no século 19, mais precisamente em 1828, quando foi inaugurada a Faculdade de Direito, a cidade voltou a adquirir importância nacional, processo que iria se acelerar no final do mesmo século e no começo do seguinte, com o desenvolvimento da cultura do café e da industrialização, respectivamente.

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001580;ord=1579961655329

A palhoça que foi o primeiro colégio, obviamente, não existe mais. A construção que se acha em seu local, passou por várias reformas, demolições e reconstruções, tendo até sediado o governo do Estado de São Paulo, entre fins do século XVIII e o início do XIX.Mas uma parede de taipa da construção que a substituiu, datada do século XVII, resistiu ao tempo e lá está, exposta à visitação pois o prédio transformou-se num museu. Atualmente, o local se chama Praça do Pátio do Colégio e merece ser conhecido por todos os brasileiros, havendo possibilidade.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [16.33 KB]

Latest articles

Trabalhos Relacionados