12 de outubro é Dia do Engenheiro Agrônomo

Em 1875, na Bahia, foi constituída a primeira escola de Agronomia no Brasil, na comunidade de São Bento das Lages. A segunda escola foi fundada em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no ano de 1883. Mas o reconhecimento do trabalho do engenheiro agrônomo só aconteceu muito tempo após o início da agronomia no Brasil. Em 12 de outubro de 1933, o decreto presidencial de número 23.196 regulamentou o exercício da profissão.  A data foi adotada pela categoria como o Dia do Engenheiro Agrônomo.

Com a regulamentação, a profissão do engenheiro agrônomo e do agrônomo eram consideradas sinônimos. Entretanto, em 1946, o decreto lei 9.585/46, oficializou que os estabelecimentos de ensino superior concedem apenas o título de engenheiro agrônomo.

O profissional não trabalha apenas em fazendas e sítios. Sua atuação se estende a empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, alimentos e até mesmo a bancos de financiamento e investimento, na fiscalização da distribuição do crédito agrícola e em formas de aperfeiçoamento das espécies vegetais e animais.

Previous article
Next article